domingo, outubro 30, 2005

E a vida continua em BCN



Queridos, cá estou eu novamente para lhes relatar um pouco da vida barcelonesa... esta semana pra variar foi uma correria e cheia de novidades... são as novidades que me fazem desviar a saudade... porque senão, confesso, seria impossível!!! Nesta semana, fiz a matrícula do doutorado, que levou tanto tempo que pensei que estava no Brasil, tamanha a burocracia e enrolação, a começar pelo coordenador do doutorado que chegou meia hora atrasado, por aí já dá para imaginar o resto... Nesta semana, também descobri via orkut uma proposta de trabalho interessante, tipo ser faxineira, babá e passadoura de camisa por 600 euros + casa, comida, água, luz etc... a princípio achei que seria tudo, mas depois parei para pensar e acho que pode ser uma legítima roubada... Como também, nesta semana, conheci minha abuelita de 93 anos, a minha mais nova companheira de casa, vi que nao vai rolar aquele trabalho, pensei bem e me senti naquele jogo do Sílvio Santos, voce quer trocar uma BMW por uma escova de dentes usada?, decidi que não quero!!! Minha abuelita parece ser maravilhosa, uma figura, muito carinhosa e alegre, sem complicações, como ela mesmo diz. Acredito que na próxima semana já estarei de casa nova, e então mando o endereço para todos aqueles que gentilmente quiserem me mandar regalos, cartas etc., ainda não recebi nada ( até porque não tem nem um mês que estou aqui) mas deve ser bom!!
Quanto aos hábito espanhois ha coisas realmente engraçadas ou muito diferentes... por exemplo eles nao usam sabonete em barra e sim líquido, o que é baratíssimo. Sanduíche, ou melhor bocadillo, ou melhor ainda, bocatta, é o prato mais comido por estas bandas. Outra coisa que tem em cada esquina sao os quebabs paquistaneses, nosso vulgar churrasquinho de gato, muito bem feito e saboroso e, detalhe, baratésimo!! No super tu mesmo pesa as coisas e etiqueta. O sabao em pó é carésimo!! Todas as casas tem banheira, mesmo que nao a usem pois a água é cara... A descarga nao é de apertar, e sim de puxar, muito estranho. Na faculdade o rango é relativamente barato e tem microondas onde podes esquentar a tua própria comida. Uma coisa que é prática, mas na verdade eu nao gostei é que tudo se compra nas máquinas, o ticket do metro, o bocadillo da faculdade, o cigarro, as bebidas... um saco, porque a maioria das máquinas nao tem instruçoesd e tu ficas ali com cara de bobo tentando desvendar o funcionamento, o que muda de uma para outra...Os bancos também sao raros, nao tem aquela porta chatésima que temos aí e nem precisa destroçar a bolsa, tirando chaves e celular e tudo o mais de metal para poder entrar, mas, há um vidro blindado que te separa do caixa e do gerente de contas, o que faz com que te sinta naqueles filmes norte-americanos de presidiários falando com advogados ou visitas... nao há proximidade com os funcionários, muito estranho, além disso o serviço é lento demais, porque há funcionários de menos e velhinhos atrapalhados aos montes... paciencia. Descobri também de onde herdamos tantos feriados, aqui há um turbilhao de festivos, como eles dizem, quando cheguei houve o festivo do dia 12/10, agora terça há o festivo pelo dia dos mortos, e detalhe haverá ponte, ou seja, emendarao segunda e farao feriadao!! Detalhe, já soube que há mais vários destes até chegar o natal, que por sua vez dura do dia 24 até Reis, ou seja, até 6 de janeiro, eh folga!! Depois tem a audácia de dizer que os brasileiros nao gostam de trabalhar!!!
O que eu me lembro no momento é isto, na verdade devia anotar todas as especificidades culturais... vou ver se me disciplino e faço isso.
Amanha, aproveitando a ponte (feriadao) vou para um pueblo com a Marga, um lugar que tem uma praia... ainda nao sei direito o nome, mas assim que voltar escreverei sobre e tentarei colocar fotos!!
Um beijo
Saudade...

Um comentário:

Anônimo disse...

Fabi, que bom saber notícias de ti, estamos com saudade, dia 18 Lena parte para te encontrar, com um pedacinho da gente. Aqui na terrinha venta, venta muito... E quase todos estão entrando de férias. Partindo cada um para um lado. Eu por estar a contramão da história vou começar a trabalhar e suar em bicas no verão seco que estão anunciando. Tina