domingo, março 05, 2006

Calçotada passo a passo com fotos!

Primeiro colocas os mega babeiro, depois desembrulha os calçots assados do jornal (estavam aí para ficarem quentinhos), segura na extremidade e puxa o calçot, que sai limpinho e vai direto para a boca na posição gargalo, claro que ante tem que molhar na salsa... e finalmente os restos mortais, ou seja, um monte de casca e a mesa aquela maravilha!!! Mas é uma delícia divertidíssima!!

Calçots!!


No sábado, dia 18 de fevereiro, foi aniversário da Pilar uma catalana super simpática e super mãe que espera o seu terceiro filhote... A festa foi em Pontills, um pueblo em que vivem 12 pessoas, na verdade, um pueblito!! Foi um almoço especial chamado calçotada, onde se comem calçots (tipo umas cebolas pequenas cultivadas para esse fim) assadas direto no fogo de palha, literalmente!! Essa é uma comida típica do inverno da catalunya. Claro que antes dos calçots, como não podia deixar de ser teve uma super entrada com frios, queijos, butifarras (lingüiças para os leigos), papas fritas, aceitunas etc. etc.
Os calçots se comem com um molho especial chamado romesco e tem que se comer com a mão usando-se uma técnia toda especial para tirar a casca queimada, o que invevitavelmente nos deixa todos sujos e lambusados e por isso há a "exigência" de se usar um lindo e enorme babeiro!
O sabor do calçot é um pouco adocicado que ao ser combinado com a salsa que leva muito aceite, tomate, alho, pimiento entre outras especiarias locais, fica uma verdadeira delícia, um churrasco de fazer inveja a qualquer vegetariano.

Madrid


Porém conhecer Madrid foi ótimo, ainda mais com o super guia Eloy, um amigo que até então era virtual apresentado via Manuel e que neste final de semana se tornou de carne e osso... pois eu cara dura fiquei na sua casa, o que foi muito bom, pois além de ser super hiper ultra bem recebida tive direito a uma visita guiada pela cidade no domingo, com direito a visitar a feira do rastro, a comer um bocadillo de calamares sentados no meio da praça real, uma longa caminhada vendo alguns do monumentos históricos e pausa para um chá num restaurante café arábe lindo! Delícia! Eloy querido e um bom amigo que logo estará passeando pelas terras brasileiras e que sua hospitalidade seja retribuída!!

arte do calção


Havia cada coisinha na ARCO que lhes conto... talvez algumas das obras em um outro contexto poderiam vir a ser interessantes ou dizer algo mais, mas no geral... ufa!! me livrei da função rapidinho... foi tipo para carimbar a carteirinha de programa de índio, aquele carimbo mensal que todos temos que fazer, mais dia menos dia!
Essa obra mesmo da foto me lembrou os trabalhinhos dos aluninhos nas aulinhas de arte... só que os trabalhinhos não valem 6000 euros ou algo parecido!!! Certamente o artista teve aulas de arte educação e reaproveitamento de materiais... detalhe que este artista é brasileiro e estava em uma galeria brasileira, porém não havia seu nome ao lado da peça... quesito respeito e consideração:DEZ!!!

ARCO - O mercadão de arte...


Dia 11 de fevereiro fui a um Seminário de Estudos Visuais que ocorria como atividade paralela a ARCO 2006... Tudo um grande jogo capital! O seminário aquela coisa... quem já foi a vários sabe o que digo. E a feira de arte em si, um verdadeiro horror, obras nas paredes sem título, data etc., quando muito o nome do artista e o preço, é claro. Tudo descontextualizado a la feira do acari. E as pessoas caminhando como baratas tontas nos stands sem nenhum luxo ou acolhimento das galerias. Realmente, uma feira de negócios que só pode ser atraente a quem tem uma boa grana e vai lá não para apreciar arte ou desfrutar de qualquer outra função que a arte possa ter, mas sim para money, money, money... Detalhe para o preço da entrada: 40€, só por isso dá para ter uma noção... Viva a arte postal!!!
Como no seminário havia uma professora do doutorado que ia ministrar uma conferência, muitos colegas foram e na foto estão eu e duas colegas mexicanas (latinos americanos unidos jamais serão vencidos...ahahahaha) marcando presença nesse evento "inesquecível".