domingo, março 05, 2006

Calçots!!


No sábado, dia 18 de fevereiro, foi aniversário da Pilar uma catalana super simpática e super mãe que espera o seu terceiro filhote... A festa foi em Pontills, um pueblo em que vivem 12 pessoas, na verdade, um pueblito!! Foi um almoço especial chamado calçotada, onde se comem calçots (tipo umas cebolas pequenas cultivadas para esse fim) assadas direto no fogo de palha, literalmente!! Essa é uma comida típica do inverno da catalunya. Claro que antes dos calçots, como não podia deixar de ser teve uma super entrada com frios, queijos, butifarras (lingüiças para os leigos), papas fritas, aceitunas etc. etc.
Os calçots se comem com um molho especial chamado romesco e tem que se comer com a mão usando-se uma técnia toda especial para tirar a casca queimada, o que invevitavelmente nos deixa todos sujos e lambusados e por isso há a "exigência" de se usar um lindo e enorme babeiro!
O sabor do calçot é um pouco adocicado que ao ser combinado com a salsa que leva muito aceite, tomate, alho, pimiento entre outras especiarias locais, fica uma verdadeira delícia, um churrasco de fazer inveja a qualquer vegetariano.

Nenhum comentário: