segunda-feira, dezembro 19, 2005

Irene guapíssima!


Me digam se ela não é coisa mais querida? Está muito guapa com seu casaco de pele, pronta para ir almoçar fora no dia de domingo... Charmosérrima e, detalhe, maquiada! O máximo!!!

sábado, dezembro 17, 2005

Domingo


Este domingo foi bem especial, primeiro fui no MACBA (Museu de Arte Contemporânea de Barcelona) porque era dia gratuito, aniversário de 10 anos, porque geralmente não rola gratuidade, só dia do visitante, que são as quartas e o preço é 3 euros para ver todo o espaço - o preço cotidianamente é por exposição, "super" social!! Depois fomos "fazer o vermut", ou seja, beber algo e comer aperitivos - tapas, seria o lógico, mas paramos na Rambla del Raval, numa tenda árabe e tomamos um chá e comemos um kibe (mãe o teu é infinitamente melhor!!!). Chama-se "fazer o vermut" porque geralmente é o que se bebe nesse horário em Barcelona. Finalmente, fomos comer em Barceloneta, eu, Manu, Pablo, Marina, Sônia, Saleta e uma outra chica. Barceloneta é um bairro antigo bem próximo ao mar, inclusive aí tem a praia de Barceloneta, que depois, ao final da tarde fomos conhecer, mas sem fotos, porque fazia um frio....

Ricardos... saudades!


Essa foto é dedicada ao meu paizão e ao meu irmão (rimou!), afinal Ricardo tal pai tal filho...
Amo vocês.
Adriane até pode rolar uma plaquinha, mas Araci vai ser difícil... igual amo vocês!
SAUDADES!!

Momento Rússia, momento frio, momento pátria!


Aqui tem feito um frio quase insuportável, ainda não nevou, porque nevar é coisa rara em Barcelona, porém a temperatura tem ficado em torno de 6º... já podem imaginar, não? E vocês aí, bem gostoso, suando e tomando água de coco... que saudade! E eu tipo um nego da rússia!
É engraçado como os europeus às vezes são limitadinhos... porque quando falo que nunca vi a neve, muitos deles se espantam como se neve fosse a coisa mais comum do mundo, espanto que logo rebato com a pergunta: Ya vistes playas tropicales? e quando me respondem que não eu falo que provavelmente a sensação de espanto será a mesma, i.e., se a deles não for maior, por cá pra nós nossa praias são lindas (exceção ao Cassino rsrsrsrs), afinal "Do que a terra mais garrida/Teus risonhos, lindos campos têm mais flores/Nossos bosques têm mais vida/Nossa vida no teu seio mais amores... me baixou um certo patriotismo hoje!

sexta-feira, dezembro 16, 2005

Caga Tió


Seguindo na obsessão pela mierda, há também um personagem típico de natal que é o tió, que nada mais é do que um tronco de madeira que "caga" doces, torrões, balas, bombons... Como aqui se comemora os Reis, ou seja, dia 06 de janeiro, dia no qual realmente se trocam presentes, inventaram o caga-tiò que na noite buena, ou seja, na noite de 24 de dezembro, apanha das crianças para que "defeque" suas guloseimas e diminuindo, desse modo, a ansiedade dos pequenos pelos presentes. O que fazem é dias antes colocar o tió para comer e nas noites dormir com uma manta e na noite buena, esconder embaixo da manta as pequenas surpresas...

Faço aqui a tradução do catalão de algumas informações mais "profundas" sobre essa tradição: O tió não era, em princípio, outra coisa que um tronco que se queimava em casa e que por isso significava muito: o calor e a luz e que, de certo modo, também oferecia simbolicamente presentes para a casa, por exemplo, a comida.Ainda se pode encontrar, nos povoados, casas nas quais o tió é um grande tronco que se queima ao ar livre uns dias antes do Natal.
A partir dessa forma más primitiva o tió evolui: o tió é um tronco triado pelas crianças, que se transforma magicamente em um ser que tem que ser alimentado e que vive durante dias na cozinha da casa e que depois vai transformar toda a comida nos presentes de Natal e finalmente se queima. Atualmente, esta característica de animal fantástico é reforçada por aproveitarem a forma da madeira para figurar a cara, colocar uma língua, um chapéu de camponês e assim encontrar o tió como conhece-se agora na cidade: um personagen que parece um monstrinho, que cada ano chega uns dias antes do Natal, que reside na cozinha e que se tem que dar alimentos - os tradicionais eram frutas típicas "garrofes", pão seco e água - agora lhe colocam mais coisas...
De uma forma ou de outra o tió tem o mesmo objetivo: oferecer presentes aos da casa. Presentes que variaram com o tempo: primeiro eram basicamente doces, aquilo que se necessitava para celebrar a festa, hoje há uma tendência presentear coisas maiores. De todos os modos, faz-se necessário diferenciar a tradição do tió de outros costumes e personagens natalinos. O tió não é uma máquina de guardar presentes. O tió se faz cagar, segundo o costume de cada casa, na noite de Natal - tradicionalmente, depois da Missa do Galo - ou mesmo no dia de Natal. E há alguns que continuam trabalhando no dia de Sant Esteve...(dia que ainda fazem festa e comem as sobras dos dias anteriores) A diferença de outros costumes e personagens, procedente da cultura de outros países das quais se conhece a forma mais superficial (árvore de natal, papai-noel etc.), o tió conservou todo um ritual tradicional. Fazer cagar o tió é uma cerimônia doméstica ou de pequenas comunidades (escola, grupo de amigos) que consiste em cantar um das canções características para acabar finalmente golpeando o tronco com toda a força.
Uma das canções típicas é:
Caga tió, sinó et donaré un cop de bastó! Tió de Nadal, caga torrons i pixa vi blanc! Tió de Nadal caga neules i torrons i pixa xampany!

quarta-feira, dezembro 07, 2005

Girona


Nesta terça, aqui foi feriado e Manu teve uma grande idéia... irmos passear em Girona!! Foi realmente muito bom, o ritmo dos quatro que andavam pelas ruas estreitas da cidade medieval, toda cinza e cheia de pequenos detalhes. É uma cidade encantadora, cheia de mistérios, com uma luz inigualável e com monumentos que lembram um conto de fadas... apesar de Barcelona ter seu bairro gótico, foi aqui que realmente senti estar no velho mundo. E que mundo encantador! Além disso tudo, Girona é muito romântica o que me fez pensar em dobro no meu Rudi, o príncipe encantado que a princesa espera da torre do castelo...

e a saga da gratuidade continua...


Na segunda passada fui encontrar com a psicóloga do programa Viure e Conviure para confirmarmos a minha estada junto à Irene. Continuando com a idéia da gratuidade da arte, a cara-de-pau aqui pediu para visitar a Pedrera (Casa Milà) sem pagar e o pedido deu certo, entrei pela porta dos fundo, mas entrei!!! Curti as chaminés, o interior, o piso modernista recriado para que se veja como os apartamentos funcionavam etc. e tal. Adorei, até mesmo porque essa brincadeira não sai por menos de 5 euros para quem é estudante... A casa é um delíro, mas o melhor mesmo é o terraço com todas aquelas chaminés malucas e uma vista estupenda! As fotos foram poucas porque acabou a bateria, mas como sei que voltarei com o meu amorzinho, o registro fica pra depois, agora só na memória. Nesse mesmo dia, e no mesmo prédio, onde há o Centro Cultural Caixa Catalunya que é um espaço gratuito, também vi uma exposição de gravuras de Rembrandt, maravilhosas, um delírio!

Dia de museu grátis!!!



Aqui, ao contrário do Brasil, a grande maioria dos espaços de arte são pagos, e bem pagos. Porém, há alguns centros de arte e museus que um dia do mês são grátis. Geralmente isso ocorre no primeiro dia do mês, ou seja, primeiro domingo: Museu Picasso, Museu de História da Catalunya, Museu de Zoologia i Geologia, Museu Etnologic, Museu Monestir de Pedralbes, Museu da la ceràmica i les arts decoratives, Museu Tèxtil, Museu Pre-Colombí Berbier-Muller, Museu Marés,primeira quarta: CCCB - Centre de Cultura Contemporània de Barcelona, primeira quinta: MNAC - Museu Nacional d'Art da Catalunya, primeiro sábado: Museu Marítim, Museu D'Història de la ciutat. Sendo que são sempre gratuitos o Centre d'Art Santa Monica, o Centro Cultura Caixa Fòrum, o Centro Cultural Caixa Madrid e as milhares de galerias espalhadas pela cidade. Aproveitando esse início de mês eu, portanto, resolvi começar a conhecer alguns desses espaços... No domingo, fui junto com uma nova amiga, também latino-americana (venezuelana), chamada Roni visitar o MHC e o Museu Picasso, o primeiro bem didático, super bem elaborado, mas não estava com muita paciência; o segundo, mais interessante, mas também de certo modo deixou a desejar, porque trata-se de uma coleção sobre Picasso mas que apresenta mais coisas do início início da sua carreira, ou seja, aqueles estudos chatos e bem acadêmicos. O top vai estar na sala das meninas, onde todos ou quase todos os seus estudos feitos sobre a obra de Velasquez vão estar reunidos... no mais tudo muito incipiente.

sábado, dezembro 03, 2005

O CAGADOR


Na Catalunha há uma figura típica do natal, não há o ridículo papai-noel suando nas praias brasileiras, mas sim um figura bem incomum chamada CAGANER... Podemos definir o “cagador” como um elemento do imaginário popular, que representa um indivíduo, agachado e com as nádegas descobertas, satisfazendo suas necessidades fisiológicas ao ar livre. A versão mais conhecida deste personagem é, sem dúvida, a genuína e singular figura que encontra-se formando parte dos presépios domésticos catalães, que também recebe o nome de “cagão”, “homem que caga” ou “homem que faz suas necessidades”. Acompanhado às vezes de algum animal que fareja curioso e colocado tradicionalmente em algum lugar oculto – já que seria uma falta de respeito que essa figura estivese situada en um lugar do presépio que fosse visível desde da manejedoura do Nascimento ou por aqueles que vão adorar Jesus-. É costume que quando as crianças contemplem o presépio digam: Onde está o “cagador”?, a fim de que se entretenham buscando-o.
Ter um CAGANER traz boa sorte, sendo o mais tradicional o caganer camponês, mas hoje há versões do caganer de personagens famosos e queridos como Ronaldinho, por exemplo. Na verdade, descobri que os catalães tem uma certa obsessão pela merda, são escatológicos na essência, porque ela serve para adubar a terra... coisa de louco!!!

quinta-feira, dezembro 01, 2005

Deu pra ti baixo astral, vou pros Pirineus e tchau!


Queridos, a última é que ganhei uma viagem aos Pirineus porque participei de algumas atividades promovida pela UB para intercâmbio lingüístico. O mais legal que as atividades eram saídas em BCN para conhecer o modernismo de Gaudí, o Teatro Nacional, a Biblioteca... enfim, só coisa boa e com uma viagem no final, não é demais!! Ainda não sei exatamente para onde vamos, ou esquiar ou conhecer algum parque natural/cidade histórica, qualquer coisa me dá igual, porque sou muito afim de todas as propostas!!! Coloco as fotos para que se tenha uma idéia de uma das paisagens que verei e viverei. Se alguém quiser se interar mais sobre a região dá uma olhada no site http://www.visitpirineus.com