sexta-feira, dezembro 16, 2005

Caga Tió


Seguindo na obsessão pela mierda, há também um personagem típico de natal que é o tió, que nada mais é do que um tronco de madeira que "caga" doces, torrões, balas, bombons... Como aqui se comemora os Reis, ou seja, dia 06 de janeiro, dia no qual realmente se trocam presentes, inventaram o caga-tiò que na noite buena, ou seja, na noite de 24 de dezembro, apanha das crianças para que "defeque" suas guloseimas e diminuindo, desse modo, a ansiedade dos pequenos pelos presentes. O que fazem é dias antes colocar o tió para comer e nas noites dormir com uma manta e na noite buena, esconder embaixo da manta as pequenas surpresas...

Faço aqui a tradução do catalão de algumas informações mais "profundas" sobre essa tradição: O tió não era, em princípio, outra coisa que um tronco que se queimava em casa e que por isso significava muito: o calor e a luz e que, de certo modo, também oferecia simbolicamente presentes para a casa, por exemplo, a comida.Ainda se pode encontrar, nos povoados, casas nas quais o tió é um grande tronco que se queima ao ar livre uns dias antes do Natal.
A partir dessa forma más primitiva o tió evolui: o tió é um tronco triado pelas crianças, que se transforma magicamente em um ser que tem que ser alimentado e que vive durante dias na cozinha da casa e que depois vai transformar toda a comida nos presentes de Natal e finalmente se queima. Atualmente, esta característica de animal fantástico é reforçada por aproveitarem a forma da madeira para figurar a cara, colocar uma língua, um chapéu de camponês e assim encontrar o tió como conhece-se agora na cidade: um personagen que parece um monstrinho, que cada ano chega uns dias antes do Natal, que reside na cozinha e que se tem que dar alimentos - os tradicionais eram frutas típicas "garrofes", pão seco e água - agora lhe colocam mais coisas...
De uma forma ou de outra o tió tem o mesmo objetivo: oferecer presentes aos da casa. Presentes que variaram com o tempo: primeiro eram basicamente doces, aquilo que se necessitava para celebrar a festa, hoje há uma tendência presentear coisas maiores. De todos os modos, faz-se necessário diferenciar a tradição do tió de outros costumes e personagens natalinos. O tió não é uma máquina de guardar presentes. O tió se faz cagar, segundo o costume de cada casa, na noite de Natal - tradicionalmente, depois da Missa do Galo - ou mesmo no dia de Natal. E há alguns que continuam trabalhando no dia de Sant Esteve...(dia que ainda fazem festa e comem as sobras dos dias anteriores) A diferença de outros costumes e personagens, procedente da cultura de outros países das quais se conhece a forma mais superficial (árvore de natal, papai-noel etc.), o tió conservou todo um ritual tradicional. Fazer cagar o tió é uma cerimônia doméstica ou de pequenas comunidades (escola, grupo de amigos) que consiste em cantar um das canções características para acabar finalmente golpeando o tronco com toda a força.
Uma das canções típicas é:
Caga tió, sinó et donaré un cop de bastó! Tió de Nadal, caga torrons i pixa vi blanc! Tió de Nadal caga neules i torrons i pixa xampany!

Nenhum comentário: