sexta-feira, janeiro 27, 2006

amorzinho...


Eu no meio do casal amorzinho, que são duas figuras e que estão me tratando muito bem com almocinhos e passeinhos. Tô adorando a presença da Lena aqui!!

Feijoada...







No domingo passado fizemos uma feijoada na casa do Alfons e da Marga, mas o melhor da feijoada é que ela foi feita pela Lena, a vegetariana das vegetarianas, e tinha carne... eu infelizmente não provei porque estava com uma tal gripe intestinal, problemas por arriba y por abajo... além de dor de cabeça, febre e uma canseira enorme! Mas curti a movimentação mesmo assim, só não pude mostrar meu desempenho sambístico...rsrsrsrsrsrs

E, detalhe, a caipirinha, que segundo os comentários também estava ótima, foi feita pela Marga, o que comprova a teoria de que os gringos sempre acabam fazendo a caipirinha melhor ainda que os nativos e eu fiz uma nega maluca, ou melhor, uma afro-brasileira portadora de distúrbios psíquicos, para ser politicamente correta, que também foi elogiada, apesar de eu saber que já fiz melhores... pelo menos comeram um bom pedaço!
Legenda para a foto da galera (da esqueda p/ direita, de trás p/ frente): Manoel, Neus, eu, Lluís, Edith, Alfons, Lena, Marta, Marga e Marcelo e o Chico (que estava batendo a foto), baita festa!

Mafaldinha



Achei a musa inspiradora do Quino para fazer a Mafalda, seu nome é Nur e ela é simplesmente o máximo!! Linda, simpática, carinhosa e muito, mas muito, esperta!

Olot

A viagem que ganhei por participar de algumas atividades relacionadas a cultura catalã aconteceu no final de semana seguinte a minha chegada da viagem Galiza-Portugal. O lugar escolhido foi Olot, uma cidadezinha pequena, mas muito charmosa que está a 2 horas de Barcelona. Fizemos boas caminhadas. No primeiro dia, conhecemos a Olot modernista e alguns de seus museus. No seguinte, fomos a pé até um pueblo medieval lindinho chamado Santa Pau, foram uns 10 km de uma simpática paisagem, passando por vulcões (a região está em uma zona vulcânica), um lindo bosque chamado La Fageda d'en Jordan, casas de pedra, enfim uma viagem gostosa para um fim de semana tedioso, porém fazia um frio... Além disso, fiz amigos, pois dos seis outros viajantes somente conhecia a Joana, minha amiga portuguesa. O vermut da região é delicioso e lá experimentei um marisco que parece uma craca e que tem um gosto que diverge muito da aparência, ou seja, é relativamente comível!
Uma das coisas que me chamou muito a atenção foi albergue da juventude onde ficamos, pois era uma casa neoclássica muito bem conservada, um luxo!

terça-feira, janeiro 24, 2006

Portugal


Em Portugal estive vários dias, fiquei em Cascais, mas passei alguns desses dias visitando Lisboa, que é uma delícia de cidade e que, além de tudo, nos faz compreender porque o Brasil tem essa cara e cidades como Ouro Preto tem essa arquitetura tão charmosa... Ruas estreitas e muitos altos e baixos, Lisboa é uma paixão, só ainda não sei se a quantidade de brasileiros não ultrapassou a de portugueses, pois a imigração dos meus conterrâneos é realmente assustadora! Sabe-se lá se não é isso que faz de Lisboa uma cidade ainda mais graciosa, afinal somos um povo bem alegre (assim como os africanos e outros latino-americanos) que dá cor a algumas paisagens da Europa que já perderam a cor pelo tempo...
Essa temporada foi mais descanso que passeio propriamente dito, foi literalmente férias, é claro que não deixei de ir a alguns lugares importantes da região onde estava, mas tampouco fui carimbar minha carterinha de turista em todos os pontos que o guia indica como imperdíveis. Foram dias de caminhar pela praia, lembrar do Brasil, sentir saudades (a nostalgia portuguesa me contaminou...), pensar no verão, enfim foram dias para mim... acho que assim comecei bem o ano.

Suzanita


Su, minha amiga querida que foi minha super anfitriã em Vigo, me levou a lugares divertidos como o Coco Café e a várias exposições, deu dicas quentíssimas para que eu curtisse Vigo, afinal enquanto eu perneava pela cidade ela estava trabalhando... mas pudemos curtir algumas coisas juntas também. Su adora listras e em Vigo chove dia e noite, noite e dia... já imaginaram a alegria da turista aqui com um tempinho tão cruel! Também comi a deliciosa paella feita especialmente pela minha amiga, cuja receita sigo e passo adiante.

VIGO


Vigo foi a minha última para na Galiza, a cidade também é um charme... seu núcleo histórico é bem pequeno, o que não diminui a sua beleza. Porém, Vigo é uma cidade enorme, a maior da Galiza, com várias indústrias, a maioria delas pesqueira e com um enorme porto. Sua configuração permite vistas lindíssimas. Além disso, Vigo é uma cidade muito rica culturalmente, tive a oportunidade de ver boas exposições de arte nessa terra!

Frida Khalo


Santiago além de ser uma cidade linda me presentou com a exposição FRIDA KHALO! O máximo, não?! Infelizmente, dos quadros não pude tirar foto, mas vai postada uma foto da entrada da exposição, onde além do altar mexicano havia também alguns trajes de Frida.

Tomando a benção...



Como todos os que passam por Santiago eu também tive que tomar a minha benção. Detalhe para a pedra aonde a mão se encaixa: encaixe construído pelas milhares de mãos que ali se apoiaram... As fotos saíram tremendo de tanta emoção ou sabe-se lá se não foi a energia de Santiago!

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Santiago de Compostela


Essa cidade badaladíssima por toda a peregrinagem que lhe rompe é um amorzinho, claro que é bem maior do que o que eu conheci, porque realmente "estive ali de passagem", afinal Santiago foi uma ponte de um dia entre Coruña e Vigo, mas deu para curtir suas ruas, conhecer a catedral, se molhar com a chuva fina que lhe é característica, comer uma comida galega a um preço acessível e se abençoar obdecendo o ritual de todos que por ali passam...

CASTRO ....


Parece inacreditável mas Castro está em tudo na Galiza, nome de loja, de paróquia e até de um pequeno vilarejo, além é claro das construções militares que também levam esse nome por aqui, posso dizer que me senti em casa...

El mejor guia del mundo mundial


Manu foi o meu anfitrião e guia (quase espiritual) nas terras galegas. O único problema é que ele na direção ainda é L (de learner, ou traduzindo para o português, lento...rrsrsrsrsrs, porque ainda está na fase de treinamento automobilístico, menos de um ano de habilitação), na verdade isso é brincadeira porque o meu amigo querido se comportou muito bem na direção e me surpreendeu, pois teve a coragem, com tão pouca experiência, de andar pelos caminhos estreitos e tortuosos da região de Ferrol, foi uma aventura inesquecível! Obrigada Manu...

sábado, janeiro 21, 2006

ESTRANGEIRAMENTE SÓ


ESTRANGEIRAMENTE SÓ ENTRE O VELHO E O NOVO EU VIVO COM FACETA DE TERAPEUTA COM CUIDADO DE ENFERMEIRA COM PACIÊNCIA DE JÓ MAS QUEM? VAI ME TERAPIAR VAI ME CUIDAR VAI ME OUVIR ESTRANGEIRAMENTE SÓ ENTRE A DOR E A DELÍCIA EU SINTO A FALTA DE QUEM ME QUER A SAUDADE DE QUEM FICOU O DESEJO DE SER MULHER MAS COMO? EU VOU QUERER EU VOU FICAR EU VOU SER SOMENTE ESTRANGEIRA

sexta-feira, janeiro 20, 2006

Segunda Parada e meia - Noche Buena



Meu natal foi bastante divertido porque estava numa casa muito acolhedora, pois Divina (mãe de Manu) e Joaquim foram maravilhosos, foram dias de comer e beber muito bem. A ceia da noche buena (noite de natal) foi bem galega, ou seja, com frutos do mar preparados por Joaquim e que estavam deliciosos (o da foto são as centolas = aranhas do mar) e também teve uma espécie de lagosta, frios típicos de natal, os torrons de sobremesa e tudo banhado com vinho albariño (el mejor del mundo mundial) e cava catalana. Enfim, passei bem, muito bem... inesquecível!
Mas teve também a saudade... do meu amor, da família, dos amigos... acentuada pela nostalgia natalina!

Segunda Parada - Ferrol































Depois da Corunha, fomos para Ferrol, lugar onde fui maravilhosamente bem recebida e onde há praias lindíssimas, passei por algumas, mas só deu tempo para curtir um pouco mais a praia de Doniños, linda, meio selvagem, enfim, um paraíso que não descobriram e espero que não descubram... para que não destruam a paisagem com os tão "singulares" resorts.

Fiquei a pensar como será aquilo tudo no verão, verdadeiro delírio no norte do nosso Atlântico, talvez um pouco mais gelado, mas não menos bonito...
Aqui estão as rias, braços de água que entram continente adentro e ligam rios ao mar, versão múltipla do nosso estuário e que é responsável pelo ótimo pescado produzido em toda a costa galega. Ferrol fica nas rías altas e, especialmente, na ría de ferrol há dois fortes (que eles chamam de castelos) um em cada lado da ría, que dantes tempos eles ligavam com uma corrente na intenção de fechar a ría e impedir a passagem, delírios militares que enriqueceram a paisagem.

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Primeira Parada - Corunha


Barcelona - Corunha, esse foi o destino do primeiro trecho da viagem que já começou bem, pois logo na saída de Barcelona recebo um telefonema do meu anfitrião, Manu, dizendo que havia perdido o ônibus e que ainda não sabia como chegaria, que seu pai que nem imaginava quem eu era teria que me buscar na rodoviária e esperá-lo... momentos de tensão que foram, depois das 16h de viagem, aliviados com a simpática pessoa que veio me buscar e com quem fiquei conversando algumas horas num diálogo galego-português.
A cidade da Corunha é muito bonita, tem uma orla com praias atlânticas belíssimas e com um casario típico cheio de janelas que dão a cidade o título de "cidade de cristal".
E na foto do pub celta, para que não esqueçamos "NUNCA MAIS".

Atravessando a Espanha de ônibus - da Catalunya a Galiza



Minha viagem natalina teve como destino Galiza e Portugal que, sem querer, se tornou uma coisa meio em busca das origens da língua portuguesa, afinal o galego e o português são próximos demais, um na raiz do outro, não sei quem veio primeiro, se o ovo ou a galinha, mas sei que os dois existem e são vizinhos, tipo irmãos gêmeos bivitelinos...
Atravessei a Espanha de leste a oeste via um ônibus novo, porém desconfortável a ponto de tornar o pior ônibus da Penha, o legítimo pinga-pinga, em uma aeronave super comfort!!! Foram 16 horas de martírio para as costas, pernas, joelhos... enfim o corpo sofreu, mas o prazer de conhecer o que conheci é tipo mastercard, não tem preço! :)

terça-feira, janeiro 17, 2006

Nem tudo são flores...


Caso alguém não saiba aqui também tem gente que dorme na rua, que não tem emprego, que não tem teto... detalhe que a foto foi feita no bairro onde moro, ou seja, ainda não cheguei na periferia, na verdade não sei se quero chegar... e com tudo eles insitem em manter, aqui e em Portugal, a ilegalidade daqueles que na verdade giram as engrenagens.

Gaúchos invadem BCN





Somado aos milhares de turistas que Barcelona recebe o ano todo temos os cataluchos (catalaes gaúchos), ou seja, esse povo do sul do hemisfério sul que mesmo de passagem vem cá para alegrar nossas vidas! Super beijo aos meus queridos Lena e Gui.

O tempo não pára


Esta postagem é em homenagem ao meu querido amigo Omar que se foi para a Palestina em busca de novas paisagens, de um mundo mais justo, da sua identidade, de uma terra livre... enfim homenagem a uma pessoa que sabe que o tempo, como diria Cazuza, não pára.

Festa na rua


Aqui tem festa na rua em cada bairro, esta era em comemoraçao a um espaço que fazia 150 anos de idade aqui no bairro onde moro, Grácia... o ArtEstaçao ainda chega lá!

PAUSA

BLOG EM PAUSA PARA VIAGEM A OUTRAS PAISAGENS - 19/12/2005 a 16/01/2006